A mudança do Tomás

“Queres conhecer alguém fantástico?” - Foi desta forma que ela apresentou o irmão às colegas neste primeiro dia na escola nova, onde anda a irmã, para onde o transferi. E, naquele instante, senti-me confortada pelo facto de os ter tido com tão pouco tempo de intervalo. Sei que ela vai tratar de o ambientar e ele, por sua vez, vai ajudá-la a assentar um bocadinho, que rapariga mais cabeça no ar nunca vi!

E logo ali se juntou um grupo de caras sorridentes a cumprimentá-lo à sua chegada. Foi muito bem recebido!

Não foi, mais uma vez, uma opção fácil, esta da mudança de escola.

Porque se é verdade que a escola onde ele estava padecia, este ano, de grandes dificuldades por causa da sobrelotação (estamos a falar de um estabelecimento de ensino projectado para 150 crianças e que aloja mais de 400…), por causa da falta de professores e infra-estruturas adequadas para cumprir o horário regulamentar, impossibilitadas de cumprir os prolongamentos (que vão obrigar a uma solução de recurso sofrível…), se é verdade que na turma dele, uma turma do 3º ano, foi colocada uma menina de 13 anos que veio de Àfrica e não sabe ler nem escrever, o que, como é fácil de ver, absorve grande parte da atenção da professora em deterimento do resto dos meninos, se isso tudo é verdade, é, porém também verdade que a professora é óptima. Com as condições que lhe dão – e são pouquíssimas – fez um óptimo trabalho. E depois, há a questão dos amiguinhos dele. Vai ter saudades deles… outro corte... mas ficamos com os telemóveis... há sempre a possibilidade de os juntar uma ou outra vez...

Mas esta escola nova onde o coloquei tem muitas vantagens. Vai estar com a irmã, e, desde logo, há ali um elemento importante que torna a escola menos impessoal; há uma âncora. E vale para ela também. Depois, trata-se de uma escola onde há um grupo pequeno de crianças, o que faz com todos se conheçam e onde existe um espírito de grupo muito arreigado. E sabe bem entrar num espaço onde os meninos todos nos dizem "Bom dia, mãe da Rita!!".

Como tem condições muito boas, cada turma tem a sua sala de aulas e eles não precisam de andar carregados com a trouxa às costas. Já não tem de carregar os 4 livros e caderno. Tudo fica na escola. Nós podemos consultar quando quisermos, é só pedir à professora. Tem o horário completo e prolongamento, com as disciplinas de melhoramento curricular, como se chamam; são elas o inglês, a música, a educação física, expressão plástica e apoio ao estudo.

Como são poucos em sala (15) e, por acaso (ou por causa da professora :p ), até são calminhos, estão mais avançados na matéria, mas isso não seráproblema.

Depois, geograficamente, fica num local aprazível (desconhecia que aqui houvessem recantos como aquele… nem parece estarmos a 15 km de Lisboa…). Aliás, tudo aquilo, o espaço, a organização, as pessoas parece um estabelecimento de ensino privado. Mas melhor – porque faz parte do ensino público!

Para mim, evita que ande a saltar de escola em escola de manhã, quando todo o tempo é pouco e as filas são demais.

Falei com ele há pouco e estava satisfeito. Está contente por não ter trabalhos de casa, pois fazem-nos todos na escola.

Sei que vai sentir saudades. É mais uma mudança. Mas, novamente, para melhor!

1 comentário:

Carla O. disse...

Sendo para melhor e como descreveste, acho que tomaste a decisão acertada.
Ainda por cima o 3º ano é mais difícil e a calma e um bom apoio na aprendizagem é fundamental :)~
Muitos bjs