Um jantar ... de cócoras...

Ele está nas sete quintas, no Alentejo com a Avó Mariana. Ela, um bocadinho desorientada. Não tem o irmão. Falta-lhe o companheiro... Acorda e pergunta pelo “Májinho” ou pelo “Mano”. Todo o dia.
Ela parece que não liga nenhuma a estas coisas, mas é só aparência. Curiosa esta capa que a pequena Rita já tem...

Por isso, hoje quem escolheu o cardápio foi a minha princesinha: “xixas, vinhus e rrôiz” (salsichas, ovinhos e arroz).

Mas a grande particularidade é que o jantar foi preparado de cócoras! Ah pois é, que a menina hoje deu-lhe para a culinária e eu, à cautela, não vá ela sair aqui à mãe, (que detesta esta coisa de fazer comida), resolvi mostrar como é que se fazia.

Foi giro fazer o jantar com a minha pequena ajudante. Foi a 1ª vez que lhe senti o ensejo de ver como é que se preparava uma refeição. Um dia destes, ainda me faz gostar de cozinhar a abandonar o meu sonho de vir a ter uma casa sem cozinha! :o))

Comentários

Tão só, um Pai disse…
... amor de filha, chega-se a ti, nunca mais te larga a cozinha, para ela, cozinhar vai ser brincar. Agora, lá terás que explicar, o óleo quente, queima, o lume também, o ovo, quando se parte, é para dentro da frigideira. Quando puder, se tiver, vai arrastar a cadeira de bébé, para o pé da mãe, quando estiver na cozinha. Um abraço grande.
Ana Rodrigues disse…
aaahhhh..... também quero provar esses pitéus da Ritinha... :-)

beijinho para a mini-cozinheira
Anna^ disse…
Gostei desse jantar de cócoras...a partilha desses momentos são únicos!
Engraçado,tens um sonho igual ao meu:uma casa sem cozinha he he he he :)
bjokas
Tão só, um Pai disse…
Curioso, eu gostava de ter uma cozinha do tamanho da sala. Vê-se que não percebo nada de sonhos. Talvez porque cozinhe pouco. Ou o faça sem pressas, pelo prazer de cozinhar, descobrir o que vai dar.
Carla O. disse…
Pois eu tb sou daquelas que dispensa bem a cozinha - embora até goste do espaço.
Tenho sorte porque o paizão gosta de cozinhar e muitas vezes é ele quem faz o jantar :-).
Tem piada que a Inês também anda numa de espreitar e querer ajudar na cozinha... é vê-la a ir buscar a sua cadeira, para ficar à nossa altura e poder ajudar, ehehehe.
Beijos grandes,
Carla e piscos
Maria João disse…
Ó Pai, todos os sonhos são legítimos. Os sonhos não "se percebem". Sonham-se.
O teu percebe-se bem porque o tens ...
Vá lá, ânimo. Hoje não é um dia fácil para ti, não é?

bj
Tão só, um Pai disse…
Sim, um dia de ... coisas. Por isso, venho brincar com as madames. A começar por uma perguntinha:

Se não houvesse cozinha, como se educava o mano da Ritinha a ser um homem "decente", desenrascado e bom companheiro - e bom PAI (para não falar, se ainda for aplicável, do seu desempenho na tropa)? Ou querem que o rapaz venha com a desculpa de "... olha, ó rapariga, desculpa mas, em minha casa, não havia cozinha". E depois, quem ensinava a Ritinha? Já ouço um côro de apupos ... tábém, tábem, a Ritinha não precisa de cozinha mas, se viver sózinha, é melhor que não coma, só, sanduíches, nem essas comidas de fast food, ou não é assim?

Olhem que o meu, teve muitas, muitas horas de cozinha. Ali, em cima de um banquinho, a cortar cenouras ("desmagá-las"), amassar massa de pizas, a bater ovos, para serem mexidos, a fazer bolos ... . Só é pena que não cozinhe, ainda, qualquer coisa de jeito. Conheço sempre o prato principal, quando resolve "colaborar": maionese. O resto, é acompanhamento.
Maria João disse…
Tens razão, a boa educação passa por isto tudo, é verdade; e há muito "amigo" por aí que se não sabe fazer nada não é efectivamente culpa sua, é da mãezinha - tem sido culpa das mãezinhas, pois que era a elas que, até há bem pouco tempo, estava acometida a responsabilidade da educação dos filhos; competência legalmente atribuída, para que se saiba (ver o código civil na sua redacção anterior a 67, salvo erro).

Pois quero que os meus baixinhos sejas autosuficientes também no "departamento barriguinha", pois claro!

Mas o que é que queres? há pessoal que queria ter um ferrari, outros que queriam ir ao tibete, outros casas sem cozinha... pronto, tábem, confesso: EU ODEIO COZINHAR! :o)

Mas quando estou inspirada, faço umas cenas porreira, hã?
Tão só, um Pai disse…
Ah, já percebi. O que tu, gostavas, mesmo, era dos serviços de um bom/boa cozinheiro/a. Pois olha, eu também tenho sonhos desses. Telefonar para casa e pedir/ordenar "Ó Germânio, para o jantar de hoje, venham esses Espargos à La Meunusier, com "sauce" de "escargots"". Já agora, "S'il vous plait". Como se pode ler, dispensei os serviços da "Germânia". Por respeito às presentes e não ferir susceptibilidades.
Maria João disse…
Mon Chér Papa,
la cuisine française c'est pas ce que je prefére, mais... :oD
Maria João disse…
anna^, que bom, mais uma alma que me entende!!! Nãos estou sozinha nesta luta! Yeah!!

E carla o., eu também gosto da vista que a cozinha tem, e por aqui é o papá o gourmet também. Eu agora ando a aprender a fazer sopas com a minha mãe, que anda desconfiadíssima disto, he he he ...
Tão só, um Pai disse…
Grande João, parabéns pela sopinha.Bom dia!
Anónimo disse…
Tevos de ver pelo lado positivo,
TEM BOM GOSTO!!!!!!!!!

LOLADA

jinhos *********
Anónimo disse…
dexculpem "Temos"

jinhos*****

Mensagens populares