Novo Código da Estrada

E pronto. Foi ontem. Entrou em vigor, ainda com uns pózinhos por regulamentar.
Lá teremos nós que ter mais atenção aos limites de velocidade, etc, etc.
Quanto a mim, não doeu nada - ainda hoje fui passear e não tive esforço nenhum em cumpri-lo.
Gostei de ouvir o Sr Ministro da Presidência, cujo nome agora não me lebro, na passada quinta-feira a comentar que apesar de tudo, as alterações legilativas agora em vigor não resolvem por si só o problema da sinistralidade. Fiquei especialmente contente por ouvir alguém a dizer que o excesso de velocidade não é o único problema - ouvi alguém a falar de más condições do piso, de má sinalização, enfim, de factores que ultrapassam a sempre fácil "desculpa" da má condução - aliás, até a questão do fraco ensino foi mencionada; dizia, e muito bem, aquele titular, que as pessoas não vão às escolas de condução aprender a conduzir, mas sim "tirar a carta".
Sim, gostei desta abordagem.

Só não gostei de ninguém falar de condições de transporte de crianças.
Pois é, estava esperançada. É que a legislação em vigor é de arrepiar os cabelos! Tenho pena que, mais uma vez, os lobbies das transportadores, autarquias locais e colégios tenham ganho. Vem aí a época balnear, em que tantos meninos vão para a praia com os colégios. Os meus foram no ano passado, mas, garanto-vos, foram os quinze dias mais angustiantes que passei! É que não entendo a disparidade de critério existente entre o transporte nas viaturas particulares e viaturas de transporte colectivo - particular ou colectivo.

Quando é que será que teremos um governo com a coragem política para afrontar estes interesses, pensar nas crianças e tratar deste assunto? Queira Deus que não tenha que acontecer uma tragédia para se regular esta matéria, sempre tão ao jeito português...

Comentários

Anna^ disse…
Infelizmente assim
é Mª João...os lobbies ainda têm muita força e há q ter muita coragem para os combater mas aqui usa-se o eterno critério do:se não consegues derrotá-los...junta-te a eles...!até quando????

bjokas
Rita disse…
Olá,
realmente também não entendo... Nos automóveis particulares as crianças até 1.5m têm de ter assento, e nos pesados de passageiros pordem andar à solta?
Penso que é o sinismo ao seu melhor (ou pior) estilo. É uma disparidade de critérios perfeitamente incompreensível... Quando a minha menina for para a creche sou eu quem a vai levar, a pé, mas e quando os levarem a algum lado??? Vão de qq maneira todos ao molho dentro da carrinha?
Maria João disse…
Olha, Rita, provavelmente vais dizer que não a deixas ir; mas depois, sabes que vai ficar tristinha porque os coleguinhas vão ao passeio e farás como eu - rezas para que nada de mau aconteça pelo caminho.

Na 1ª escola onde eles andaram, só o Tomás tinha idade para ir à praia; e lá foi. Mas no 1º dia fiquei siderada - num furgão de 9 lugares, condutor incluído, iam 12 crianças! Pois é, e tudo legal, porque o diploma data da década de 50, se não me engano, e permite acomodar as crianças assim, todas encostadinhas, umas às outras, caso os bancos sejam corridos.

Fantástico, verdade? Nas saídas posteriores eu quis saber se iam no furgão - que está a cair de podre (como em tanto colégios, porque se forem antigos, não é obrigatório colocarem dispositivos de retenção, estão a acompanhar o raciocínio??); e como falei e alguns pais ouviram, começaram a fretar minibus para os passeios e no ano seguinte não houve praia, porque financeiramente, não era comportável para a escola...

Eu sei que as pessoas têm negócios para obter lucro, mas penso que as autoridades competentes deviam ter mais coragem e fazer algo.

Eu tenho possibilidade de levar os meus à escola no meu carro, mas quantas mães o não podem fazer, seja por indisponibilidade de tempo ou por não terem viatura própria?

Afinal, qual é o critério? parece-me é que não há nenhum...
Carla O. disse…
Concordo totalmente!
Ainda assim há quem diga que não entende a necessidade de todo este rigor, porque nós andávamos à solta nos carros e carrinhas e nunca nos aconteceu nada... Mais que não seja, os tempos são outros, assim como as conduções e os perigos.
O Pedro está para ir para um ATL para o ano, quando entrar na primária e tb já me questionei se as carrinhas que os vão buscar terão cinto...
Muitos beijinhos,
Carla e piscos

Mensagens populares