Letras para a Joana

Tinha que dedicar umas linhas à Joana, a minha sobrinha Joana. Jô, como ela gosta que a gente lhe chame.
Porque ao longo de todo o processo que culminou com a infeliz perda da Inês, de quem era irmã, a Joana deixou-se ir para segundo plano.

Aparentemente, só aparentemente, porque nos nossos corações - no meu, no dos pais, no dos avós e de tantos amigos - ela estava lá muito presente. É claro que estávamos sempre com o coração em sobressalto com as análises da Inês. Um qualquer sintoma, por mais banal que parecesse, punha-nos os cabelos em pé! Um espirro equivalia a um aperto no coração... é assim que se vive com uma leucemia... E a Joana lá estava, perto da irmã, a sofrer pela irmã, com medo do que, infelizmente veio a acontecer em Outubro passado.
Maldita recidiva, maldito linfoma, malditas células que se multiplicaram às escondidas!

E aguentou, forte, nos seus 13 anitos. É outro exemplo de força. Às vezes baralha-se um bocadito, porque está como nunca se viu - sem a irmã. Ainda é muito nova para poder gerir a raiva que deve estar a sentir como nós fazemos. E escolhe forma peculiares de o fazer... Por isso às vezes põe a minha irmã com os cabelos em pé!

Mas é uma miuda "às direitas", como se costuma dizer. E eu já disse à minha irmã que não se preocupe - no seu estilo "cool", muito teimosa, sempre aos seu ritmo [ lento... :o)... ], ela vai pelo bom caminho e não me parece que haja razões para que nos preocupemos.

Por isso, era só mesmo para dizer, com esta lenga-lenga (se ela ler isto, deve ficar em brasa comigo, de certeza, vai dizer que sou uma piegas e uma pirosa...), que penso muito nela, que a adoro e tenho muito orgulho nesta minha sobrinha Jô!

Comentários

Emma disse…
M.João,
A Joana perdeu a irmã com 13 anos. Eu, com a mesma idade perdi a minha mãe. Também vitima de cancro e com 35 anos apenas.
Hoje (tenho 34) acho que quem perdeu foi ela que não teve direito a viver e ver os filhos crescerem.
Ao ler o teu post não consegui conter a emoção e a lembrança do que passei, do que foi a minha vida e do que poderia ter sido.
Eu vivo um dia de cada vez e com o meu filho vivo todos os momentos como se fosse o último.
EP
Carla O. disse…
É só para deixar um beijinho muito grande para vocês.
Carla e piscos
Maria João disse…
EP, também tens razão. Mas depois de 5 meses, completados ontem, ainda não consigo digerir as coisas assim. Mas não deixas de ter razão no que dizes. E essa lição de viver cada dia como se fosse o último - que é uma prática difícil de manter, por vezes, porque nos distraímos tantas e tantas vezes com o que é merammente acessório - foi a 1ª lição que retirei.
Nunca devemos deixar passar um só dia que seja sem que digamos àqueles a quem amamos que os amamos! É essa a razão de ser deste post para a Joana!

Beijinhos para ti e para o teu pequenote e obrigada pelas visitas!


Carla o., obrigada pelo beijinho bom e pelas visitas, também! Beijinhos para ti e para os teus piscos!
Mãe disse…
M João,

Não imagino a vossa dor.

Mas sei que infelizmente nós pais, tios, avós, esquecemos que os irmão dos meninos que estão doentes também sofrem....e se sofrem!

Um grande beijinho para Joana...e a vcs...muita coragem!
Tão só, um Pai disse…
João, é bom sentir, também deste lado, esse teu amor, tão forte, pela tua irmã e sobrinhas, as vossas "maninhas" mais novas, antes da tua filhinha. Como Pai, não creio que existam palavras de consolo para tamanha perda. Tu o sabes. Talvez, talvez que o melhor consolo seja a partilha da dor, que sentimos, muito, como nossa, e estar, sempre, com quem sofre. Um abraço, sofrido.
Ana Rodrigues disse…
Querida João,
fiquei tão sensibilizada com o teu post....que nem tenho palavras...

um beijinho imenso para ti e para a tua Joaninha
Maria João disse…
Mil obrigado a todos pelas vossas palavras. O tempo há-de curar a dor. Não a saudade.

Boa Páscoa para todos!
Anónimo disse…
olhem vim aki p/ agradedcer a todos por terem dito essa coisas bueda fixes e k só mostram k sao pessoas bueda amigas!

kuanto a ti TYA:
1ºTenho 12 ñ 13
2ºdepois falamos!!!!


jinhos da jÔ ou joany
(da sobrinha reguila)
Maria João disse…
Eu não disse que ela ficava uma fera comigo??? Tou lixada...

;o)

Qu'é que queres, gosto de Ti, pá!

bjs bjs bjs...
Anónimo disse…
tamen goto d ti pa, fogo mas excusavas d ser tão lamexas!!!


=}jinhos***********

joany
Anónimo disse…
Palavras para quê......
é a Joana.
:o)

Mensagens populares