Parabéns, Meu Pequeno Príncipe

Enfim, o dia chegou. O primeiro dia de aulas, “à séria”, como se diz.
Levantámo-nos todos mais cedo, muito mais cedo, porque a minha casa agora é mais longe da escola.

No caminho, cresceu-nos a tensão, pois, de entre todos os dias, tinha que ser hoje, tinha que acontecer um acidente enorme no IC19 que nos fez perder meia-hora numa fila, a meia-hora que tinha planeado passar com ele e com a irmã, antes de entrarmos os dois na escola nova. É sempre o costume…

Já desde ontem que se adivinhava alguma preocupação da parte dele. Os “não quero ir à escola nova” que se repetiram pelo fim da tarde já pronunciavam uma resistência. Eu já sabia que ia ser assim. Já o conheço.

Entrámos, apesar do contratempo, bem dispostos - ele e eu -, e descemos a rampa da escola numa corrida maluca, de mochila nova (e voadora, mas afinal, uma mochila do Homem-Aranha que se preze, também voa!), entrámos e lá subimos ao 1º andar, a distribuir sorrisos e bons-dias a toda a gente! É sinal de boa educação e o melhor meio de estabelecer contactos!

Ajudei-o a encontrar um lugar, para que não ficasse sozinho numa mesa. Sentou-se. Senti-o um pouco inseguro. Dei orientações de última hora à Professora, e deixei-me ficar no fundo da sala, como combinado no dia da apresentação. Esta semana, excepcionalmente, a nós, pais, foi-nos permitido estar presentes na aula hoje, e durante o resto da semana, levar os meninos à sala.

Confesso que, se gostei desta “oferta”, por um lado, mas, por outro, senti que o reverso da moeda podia não ser tão positivo: acho que destabiliza os meninos - aqueles cujos pais se foram embora ou não estiveram de todo, sentem-se um bocadinho tristinhos por estarem ali sozinhos. e os que estão acompanhados, porque adivinham a angústia nos sorrisos amarelos dos pais…

Foi por isso que, apesar de lá terem ficado ainda duas mães, eu saí antes do recreio, embora com a oferta mais que tranquilizadora da mãe do colega Daniel, que se prontificou a dar um olhinho ao meu baixinho no recreio, não tanto por causa dos meninos da sala, mais por causa dos meninos mais velhos….

Enfim, é mais outro corte. Tem que ser…e, acreditem, doeu-me mais este que os fórceps!...Doeu-me vê-lo assim, com arzinho de passarinho caído do ninho, completamente assustado (aliás, estavam lá uns quanto na mesma…), a olhar para mim, a suplicar-me com aqueles olhinhos mais lindos do mundo, que o tirasse dali!...

Eu sei, eu sei, eu não sou mãe-galinha, sou mãe-uma-data-de-galinhas!
E por isso é que, durante a minha hora de almoço fui à escola, para ver como é que tudo tinha corrido; entrei, fui até ao refeitório e lá dei conta do meu pititi, a comer, devagarinho, mas com o pratinho quase vazio, tranquilo (havia meninos ao lado dele que estavam muito á vontade na aula e à hora de almoço choravam). Aproveitei e dei mais dois dedinhos de conversa com a professora, que me deu mais umas orientações. Ele ficou tão feliz por me ver ali! E eu também! Aproveitei e fiquei com ele até vir a carrinha do colégio, onde fará o ATL todas as tardes. Foi óptimo, porque a transição da escola para a carrinha do ATL era uma coisa que me deixava muito ansiosa.

Depois do nervo da manhã, devo dizer-vos que estou orgulhosa do meu baixinho, porque mesmo a choramingar à minha saída, mesmo tendo passado o recreio de mão dada à professora, desenrascou-se bem no resto. Tenho a certeza que vai tudo correr bem!

Parabéns, meu querido! Estou orgulhosa de ti! Ensinaste-me a deixar-te voar!

Comentários

Ana Rodrigues disse…
De certeza que vai correr tudo bem, cunhada!
:-)

jinho

PS: ó para mim a dizer o mesmo a mim mesma
Anna^ disse…
Que bom :)))

Parabéns Tomás,por teres facilitado
a vida à tua Mamã ;)
E que digno príncipe tu me saiste :))

Parabéns Mamã por te teres portado à altura :))))

bjokas grandes para os 3!! ":o)
Anónimo disse…
Parabéns sentidos à corte do reino, por tão dignos comportamentos e acompanhamentos.
carla disse…
Parece-me que correu bem....o Tomás está de parabéns, eles vão-nos ensinando.....
Beijos
Carla
LP disse…
Correu tudo bem... senti a tua angústia ao ler a descrição mas já passou. Aos poucos ele vai-se habituando.

Beijinhos grandes
Oumun disse…
Escusado será dizer que percebo tudo o que sentes porque como já sabes sofro desse mesmo mal... é tão dificil deixá-los assim.. sabes que me custa mais agora do que custava quando ele tinha um ano e ficava a chorar no infantário... enfim... coração de mãe é assim mesmo :)

Ainda bem que correu tudo bem e hoje vai correr melhor ainda :)

beijinhos apertadinhos
S.A. disse…
E é isso mesmo, deixá-los voar...

A ver se vou aprendendo umas coisitas... que eu sou mais o "galinheiro inteiro"...

Bjkas e parabéns ao Gajo!!!!!
Carla O. disse…
Fiquei emocionada M.ª João... a sério. Até porque, inevitavelmente me revejo em muito do que descreveste. Sabias que o Pedro tb tem uma mochila do Homem Aranha??? :)
A nós só nos deixaram ficar com eles até a Professora falar connosco, depois tivemos que sair. A escola do pedro não dá almoço (acho que aqui nenhuma dá) e já aí houve a transição para o ATL - q tb me preocupava.
Parabéns ao teu príncipe e parabéns a ti também, mamã raínha :)!
Beijinhos,
Carla e piscos
AnaBond disse…
as mães sofrem até aos últimos dias...
e não somos só nós que ensinamos... como disseste, eles também nos ensinam...

beijo grande

Mensagens populares