Pronta para a avaliação

Por causa de duas mensagens que recebi neste post, tenho andado a ruminar nisto de se ser feliz.
Ser feliz, afinal é o quê?
Aproveitei um diazito de férias para tratar de uma série de assuntos (às vezes fico admirada com o facto de parecer que as vidas se resumem a papéis, declarações, impressos, certidões...). E, no meio das chatices que tive de resolver - que implicaram uma passagem pelo emprego, que me "roubou" ainda algum tempo - fui pensando naqueles dois comentários.
Neste momento, ser feliz, para mim, significa estar bem com os meus baixinhos. Tê-los com saúde. A eles e aos meus pais, irmã, cunhado, sobrinha...eles e mais uns quantos entes queridos. Significa ultrapassar alguns momentos que se avizinham mais complicados, da melhor forma possível, com elevação. Significa saber que tenhos os amigos à mão, saber que se preocupam comigo e que me preocupo com eles. Isto tudo significa que tenho que crescer, para provar que sou capaz. Que serei capaz de levar a minha nau a bom porto. A um porto seguro. Que serei eu a escolher. Para o melhor ou para o pior. Sabendo que, de tudo se retiram ensinamentos.
Porque é como disse o/a visitante Nhoquinho - só sabemos avaliar a felicidade se conhecermos o outro lado.
Acho que estou pronta para a avaliação.

Comentários

Tão só, um Pai disse…
SAR Mary,

As tuas enigmáticas palavras, bem como as de alguns comentadores, não me deixam perceber a real extensão de tanta mudança.

Agora, no que respeita ao

"Sabendo que, de tudo se retiram ensinamentos.",

apenas gostaria que não te esquecesses, também, dos ensinamentos de que já dispões. É como o dinheiro, não basta acumular, há que gastá-lo, também.

Ah, por certo que já o saberás, como reconhecer a felicidade, porque quem quer mudar tanto (pelo menos, é o que transparece, embora não perceba porque alguns visitantes estejam tão apreensivos, mas enfim ...), soube e saberá sempre onde ela não está.


Permite-me este abraço com um beijinho de amizade. E que a paz reine, também, no reino da tua mente.
Anna^ disse…
Que a tua "estrelinha" te guie e te dê a luz que precisas para esse grande momento.Há decisões que tendo que ser tomadas...o melhor será o quanto antes.
Só te conheço daqui Janecas mas deixa-me dizer-te que sempre achei que tens muita garra e tens um interior bonito...muito bonito.Gostava de puder dizer que eu também,gostava de ser tua amiga...te te puder dar o ombro...quando quiseres...sempre!

Beijokas ":o)
Anónimo disse…
Ser feliz é, acima de tudo, estarmos em paz com a nossa consciência e termos o sentido do dever cumprido. Bjinhos**
Anónimo disse…
Quanta coisa perdemos por medo de perder ...
Maria João disse…
Anna^, olha, apesar de termos uma amizade virtual, estou aqui a ler a tua mensagem, a chorar que nem uma madalena. É que agora apetecia-me mesmo ir a correr aí ao norte, para beber um café contigo na tal esplanada, sabes?, com pauzinho de canela e sem horas. Também tu és uma criatura linda, sabes?
Olha, um destes dias, não me escapas!
Meto-me no carro e lá vou eu!
Obrigada, minha Amiga!
Beijinho da tua "douda"
Maria João disse…
Pai,
Tu também, hein? Combinaram os dois, tu a e Anna^, foi?
Começa uma pessoa o dia, ainda por cima de férias, logo num vale de lágrimas! O que vale é que são das boas...
A paz está a caminho, acredita.
Quando tudo estiver resolvido, partilharei convosco os porquês da mudança. E eu acho que sei por onde anda a felicidade. É nas pequenas coisecas do dia-a-dia, a que não damos importância, na maior parte das vezes. Mas eu aprendi a estar atenta. É esse caminho que também vou fazer.

Um beijinho pra ti também.
Maria João disse…
Formiguinha, olá!
Já tinha sentido a tua falta.
Olha, tu também acertaste noutro ponto: o de sentir fiz tudo o que estava ao meu alcance para evitar as mudanças. Também por aí saio com essa boa sensação de dever cumprido!
Um beijinho e obrigado pela visita!
Volta sempre.
Tão só, um Pai disse…
Bom dia, João. Acordaste cedo. Venho dar-te um abraço de bom dia.
Maria João disse…
Olá, Pai, tás bom?

Tens aí um lencito, que tou pr'aqui numa choradeira?

Bom dia para ti também.
Maria João disse…
Anonimo/a,
Isso é verdade também. Mas até o facto de perdermos coisas nos ensina e dá força para que não continuemos agarrados aos medos.
Também nas situações mais adversas se encontram coisas boas. Só depende do espírito com que vamos à luta.
Bom dia para si.
Tão só, um Pai disse…
João,

Como tenho uma camisa lavada e de reserva, aqui, no trabalho, podes guardar as lágrimas no lado esquerdo da que trago vestida.

Gastam-se menos árvores (em lencinhos de papel).

Sim, não te preocupes, o lado direito é para limpar a ranhoca.

Beijinho
Tão só, um Pai disse…
João,

... o quê? não sabias? ... eu e a Anna^ também temos uma "linha vermelha" (hello, hello Washington?) ...
Emma disse…
M.João,
Os amigos já te deixaram aqui as palavras que necessitas para mudar de vida.
O teu post de cima diz o resto.
E no post dos "Humanos, também deixei lá o comentário que achei adequado.
O meu pragmatismo não me deixa espaço para lamechas, e o teu também não.
Apenas deixo aqui a minha amizade e conta comigo para o que precisares!
"Deixem-se de tretas, força nas canetas..."
Fernanda disse…
Deixo-te aqui a minha opinião sobre o que é a felicidade.
Um abracito
~º(",)º~
Fernanda
LP disse…
Olá,

Sem te conhecer nem ter pretensões de perceber o que se está a passar na tua vida percebo que já identificaste o que é a felicidade para ti. Na minha opinião esse é um grande passo...

Desejo sinceramente que a encontres e, acima de tudo, que a reconheças.

Beijinhos
Liliana
Oumun disse…
Vinha aqui deixar um comentário mas este tema é tão profundo que olha exige que tenha de reflectir e "prontos" de momento tenho sono por isso deixo-te um grande beijinho e desejo-te um excelente fim de semana
Maria João disse…
EP, amiga, pronto, já tou cheia de força (e de sono). :o)

Fernanda, que linda é a felicidade que me mostraste!

Liliana, já façouma pequena ideia do que ela seja, sim...

Oumun, olha, "prontos" também tou com soninho. Hoje já não vou reflectir mais. Vou dormir e sonhar com a felicidade!
Anónimo disse…
Existe maior luta do que ficar no campo de batalha a defender a nossa bandeira? Mesmo quando parece que a batalha está perdida. Não serão essas as maiores vitórias, quando ganhamos as batalhas onde já se tinha dado tudo por perdido. E nessa altura o que é que se pensa daqueles que fugiram do campo de batalha? Traidores? Heróis não serão certamente
Anónimo disse…
mmmpssssssssssolaaaafdflffkwwwwwowqlikwlçpdgfkrçgdjldfghjkll

tomáswdfghytrasw
Maria João disse…
Anónimo/a
Ás vezes, bater em retirada pode ser mais sábio que deixar as tropas à mercê do inimigo, à espera da chacina; quantos exemplos de grande generais que o fizeram, para proteger a sua companhia?
Olha, no meu caso, o batalhão é pequeno, mas merece que eu bata em retirada e ataque a vida doutro quadrante.

Heróis? Falhados? Cobardes? Corajosos? Traidores? olha,a classificação terá importância nos livros da História, mas na vida, as coisas não são assim tão lineares, como seguramente perceberás. E, de resto, nem na História...

Não há só um certo e um errado. Não existem dogmas e verdades absolutamente insofismáveis.

Há sim, o ensejo de tentar ir sempre mais além, de dar sempre mais, de fazer sempre mais - no meu caso, ao meu pequeno batalhão real.

Cumprimentos. Volta sempre!
Maria João disse…
P.s. - o comentário imediatamente anterior a este é da autoria do meu prícipe Tomás!
Anónimo disse…
Normalmente não sabemos distinguir o essencial do acessório. Passamos a vida a correr de um lado para o outro atrás de prazeres que estão sempre a fugir-nos entre as mãos e a deixar-nos insatisfeitos. Procuramos ser felizes a todo o custo, sem nos interrogarmos se ao fazê-lo estamos a magoar alguém. Estamos dispostos a tudo para acumular e defender bens que nem são coisas duráveis nem verdadeiras fontes de felicidade.
Maria João disse…
Anónimo/a,

deste lado da trincheira, realmente, eu já despertei para a parte importante da vida, por isso é que falo em mudança. Sim, os bens materiais trazem prazeres muito fugazes.

É por isso que a minha busca, o meu "santo graal" tem a ver com o conseguir viver a vida sem medos, sem fantasmas, com amor e com amizade.

Já estou farta de não saber qual a consistência do solo que piso, todos os dias!
Anónimo disse…
O solo que pisa é o solo que piso,é o solo que todos nós pisamos. A união faz a força e, quando o piso começa a abater, quem está mais perto de si oferece-lhe a mão, mas quem tem o solo a abater debaixo de si tem que aceitar essa mão para estabelecer a ligação, porque senão afunda-se.

Quando se vive uma tragédia, é necessário compreender que a nossa inquietude e os nossos tormentos só servem para aumentar desnecessariamente o sofrimento.

Os nossos fantasmas e medos não desaparecem só porque decidimos mudar de cidade ou de País. Não, temos é que os olhar de frente, mostrar que já não temos receio deles, enfrentá-los, e ficar no meio deles para os deixar evaporar.

Aí sim, desaparecem para sempre e o solo que pisamos torna-se estável para toda a eternidade

E aí quando conseguir desapavorar verificará que o amor e a amizade estavam tão próximos que não será necessário partir
Maria João disse…
Caro/a anónimo/a

vamos por partes:
quando o piso não é seguro, quando o solo é movediço, há que ter cautelas extras; e não se aceitam todas as mãos, há que ter também algum critério.


Quanto às tragédias, eu falo pela parte que me toca - hei-de fazer o luto á minha maneira; é uma questão tão pessoal, mas tão pessoal, que me reservo a forma de a ultrapassar. A inquietude aumenta o sOfrimento? Olhe, arroga-se a juízos muito complexos...

é como a gestão do atrelado dos fantasmas - sabe é que os há de todos os géneros - mais leves, mais pesados, mais graves, menos graves...cada um sabe a carga que tem no seu atrelado...a minha é pesada e escolhi largá-la, que me tem atormentado muito. Demais, se quer saber. Ou não sabe já?

Há fantasmas que se atacam melhor à distância do que permanecendo no meio deles. É a minha estragégia.

E, por último, há coisas que simplesmente matam o amor para sempre...
Anónimo disse…
Quando uma coisa evolui, também evolui tudo o que está à sua volta. Quando procuramos ser melhores do que somos, tudo à nossa volta se torna melhor também
Maria João disse…
Ponto Final. Parágrafo!
Anna^ disse…
Janecas minha douda,fica sabendo q tb és minha heroina por teres sabido deixar o "cavalo de Tróia" à porta!

Só um aparte:nenhum "Sargentónimo" chega para derrrubar uma "Rainha" e suas tropas.

Bjokas gordas minha krida ":o)

Mensagens populares